Pages

Itaúnas – Espírito Santo

Todos me convidam para dançar em Itaúnas, no bar do forró ou no buraco do Tatu assim já cantava a banda Chama Chuva.

Quando Astor Vasconcelos decidiu promover o primeiro baile na Itaúnas de hoje, o objetivo era animar a velha guarda itaunense, entristecida pelo soterramento da Vila Antiga. Ele jamais imaginava criar ali o que viria a ser uma das principais casas de forró do Brasil.

Artistas como Marinês, Dominguinhos, Mestre Zinho, Geraldo Azevedo, Arleno Farias, Xangai, participam dos eventos, citando Itaúnas como o local responsável por um dos maiores movimentos de resgate da música regional nordestina.

A idéia de realizar o FENFIT – FESTIVAL NACIONAL FORRÓ DE ITAÚNAS surgiu no ano de 2001, como incremento ao movimento cultural de forró pé-de-serra desencadeado em Itaúnas, extremo norte do Espírito Santo, na década de 80. Ao longo dos anos, a pequena e pacata vila de Itaúnas tornou-se palco para revelações. Vale muito a pena conhecer o evento, que acontecerá de 16/07 a 24/07 deste ano.


Calma!!! Ainda tem mais coisa boa em Itaúnas, as praias do Litoral Extremo Norte Capixaba! A região recebe água doce dos rios Itaúnas, Cricaré e Mucuri, o que às vezes turva o mar. Mas nos dias ensolarados de verão, com predominância do vento nordeste, o verde marinho domina a paisagem desde a areia na orla até o azul profundo do mar aberto. As extensões de beira-mar convidam ao futebol, ao frescobol ou simplesmente a um bom banho de sol. Vale a pena! Conheça a praia de Riacho Doce e Praia das dunas - O Pôr-do-Sol mais bonito!


Mais nem só de praia ou do velho e bom forró pé-de-serra vive Itaúnas. As caminhadas pela restinga, permeada de cajus, mangabas ou pitangas levam a gente até a beira-mar.Também se anda por entre árvores mais altas como a alméscar, a gameleira ou o angelim, que abrigam bromélias e cipós adornados de flores multicoloridas, no meio da caminha, muitas vezes, pode-se avistar sagüis-da-cara-branca, tatus, raposas, teiús e outros bichos.

Onde se hospedar: Pousada Solar de Itaúnas, pousada e camping, tem área com piscina, bar e restaurante, muito verde e atendimento especial. Chalés em área reservada com apartamentos com ar-condicionado, tv, frigobar e varanda com rede. Já o Camping com iluminação, energia elétrica, amplos banheiros com chuveiro quente, grande área gramada sombreada por árvores e palhoça e etc…Rusticidade com muito conforto.

Onde comer: Não há restaurantes estrelados em Itaúnas. As melhores pedidas são as refeições servidas nos estabelecimentos caseiros, como o da Dona Pedrolina e o da Dona Teresa. Também vale apostar nas moquecas, servidas em fartas porções. Para beliscar, siga para as barracas de praias - peixe frito e frutos do mar imperam nos cardápios.

Dica: É o melhor lugar pra dançar forró! - O lugar é lindo e as pessoas também, não deixe de apreciar!

Onde Fica:

1 comentários:

Zeca disse...

Maneiro! forrozin....

Postar um comentário

Outros Destinos